sexta-feira, 2 de maio de 2008

_twitter_

O Twitter foi criado pela empresa norte-americana Obvious Corporation de São Francisco, em 2006.

O Twitter é uma rede social e serviço de microblogging que permite aos cibernautas enviarem actualizações periódicas daquilo que estão a fazer em cada momento. Assim, cada utilizador inscrito no site tem que responder à questão “what are you doing?” num máximo de 140 caracteres.

O twitter surge como resposta a uma necessidade cada vez maior de comunicação mais rápida e com menos exigências quer de publicação quer de consulta – a sua utilização pode inclusivé ser feita por SMS, e-mail, site oficial ou até de um programa especializado. A actualização de conteúdos ou a recepção de avisos pode ser feita por telemóvel facilitando a utilização.

Para além do utilizador se limitar a deixar comentários sobre o que está a fazer de momento como “estou a estudar”, “estou de férias”, “vou trabalhar”..., pode também aproveitar esse serviço para deixar comentários osbre assuntos importantes, fazer publicidade (por exemplo no caso de mepresas), fazer comentários, divulgar eventos

Segundo Carlos Duarte, o Twitter pode ser classificado de várias formas:
Curioso (o utilizador faz visitas ocasionais, apenas por “curiosidade”)--
Social (permite que os utilizadores se conheçam e travem novas amizades)
Reservado (o cibernauta tem de estar associado para participar numa conversa)
Introvertido (faz actualizações privadas)
Oportunista (aproveita para fazer promoção de conteúdos, para benefício próprio)
Arrivista (apenas usa o twitter para fazer a divulgação do seu blogue ou site)

Nos EUA o programa é muito popular. Em Portugal, a adesão a este programa é ainda pouco expressiva, apesar de muitos media, serviços ou até jornalistas, utilizarem este serviço.

Sem comentários: