sexta-feira, 9 de maio de 2008

JAC - Jornalismo Assistido por Computador

Proveniente da noção de CAD (Computer Assisted Design) o JAC ou, em inglês CAJ (Computer Assisted Journalism) traduz as inovações que o computador trouxe ao jornalismo em vertentes distintas, desde a recolha de informação, tratamento e difusão. Assim, graças à introdução do computador no meio jornalístico, verificou-se uma alteração radical na forma de fazer jornalismo.
A mudança mais notada deu-se ao nível da redacção de textos. Deste modo, o computador veio substituir a velha máquina de escrever e os textos passaram a ser escritos mais rapidamente, sendo também mais fácil de lhes fazer alterações desde corrigir erros ou gralhas introduzir citações, retirar parágrafos, reescrever. É também mais fácil guardar os textos durante muito tempo podendo inclusive ser aproveitados posteriormente para futuras produções jornalísticas (notícias ou reportagens) de forma a fundamentar o novo trabalho.

Contudo, apesar de a produção de textos ser a tarefa mais comummente realizada no computador outras, tão ou mais importantes, também aí são realizadas. Como o caso do armazenamento de informação em base de dados. Esta tarefa veio realmente revolucionar o papel do computador no meio jornalístico. Desta forma, para a composição da notícia ou reportagem, o computador facilita a organização de todos os dados segundo os parâmetros que o jornalista pretende: por fonte, por data, por local, por editoria… sendo mais fácil ao jornalista equiparar factos e cruzar a informação que possui. Com esses programas de armazenamento de dados, o jornalista consegue, em tempo recorde, concluir se as declarações de determinada testemunha têm ou não veracidade e, consequentemente, podem ou não ser usadas na construção da notícia.

Outra função que se pode atribuir ao computador é de armazenamentos de outros conteúdos como as fotografias, sons e vídeos e também informação de outros meios de comunicação.
Para além das pequenas mudanças que o computador conseguiu no seio dos jornalistas, a Internet veio ainda mais acentuar esse panorama de mudança, facilitando ao jornalista aceder a informações de outros profissionais ou até de agências de comunicação de outros países do mundo.

É a partir deste ponto que o Jornalismo Assistido por Computador se identifica também com o CAR (Computer Assisted Reporting – reportagem assistida por computador).
O computador é visto principalmente como o meio de trabalho do jornalista nas suas actividades e não como o principal meio de difusão dessas notícias, apesar de actualmente esse cenário ser cada vez mais usual.

links a consultar:
JAC
Computer Assisted Journalism
Computer Assisted Journalism (2)
computer assisted reporting

Sem comentários: