terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Na Ovarense de alma e coração

De atleta de alta competição a treinador da equipa principal de basquetebol da Ovarense, Mário Leite tem visto a sua carreira no mundo do desporto recheada de sucessos.



A sua primeira experiência no mundo do desporto foi aos 7 ou 8 anos, no hóquei em patins. Porém, foi convencido pelos amigos de infância a experimentar o basquetebol. Começou por assistir aos treinos e experimentar. E o gosto por este desporto falou mais alto. A emotividade do desporto é um dos factores que realça. A incógnita do resultado final, a adrenalina de um desfecho que pode mudar em segundos cativou-o também.
Do pri
meiro jogo aos triunfos, foi um processo natural. Dos inúmeros prémios que ganhou ao longo da sua carreira como jogador, Mário Leite destaca “…quando a Ovarense foi pela primeira vez campeã nacional. O Carnaval saiu à rua, como relembrou, “naquele ano, 1987-1988, o Carnaval saiu literalmente à rua”.
Na sua, ainda, curta carreira como treinador, tem no entanto, também, momentos que destaca, como “quando iniciámos o BCO, Basquete Clube de Ovar, e em que eu fui o treinador principal, e fomos campeões nacio
nais. Foi um momento fantástico.”

Actualmente, concilia o papel de treinador da equi
pa principal da Ovarense com o cargo de técnico de Desporto na Câmara Municipal de Ovar, onde trata de promover o desporto em geral junto da população vareira, assim como as questões do associativismo, dos apoios, a realização de eventos, as infra-estruturas desportivas, a expressão psico-motora nas escolas de 1º Ciclo e as actividades extra-curriculares.
Ao longo da sua carreira, como atleta e agora como treinador, Mário Leite confirma já ter recebido vários convites de outras equipas. Mas o seu amor ao clube e a sua forte ligação à cidade têm-no levado a declinar esses convites e a continuar ligado ao clube que o viu nascer para o desporto.

Chegar a seleccionador nacional? “Não, eu nunca pensei nisso. Fui atleta internacional, mas como treinador, nunca pensei muito nisso”, declara.








(artigo relacionado)


TEJ II - Online
Mariana Teixeira, 2ºano, turma 2

Sem comentários: